A atual “polêmica” dos bastidores sobre um novo GP da Itália ou GP de Roma não tem nada de novo. A Autosport confirma que Roma fez uma proposta para abrigar um GP de Fórmula 1 em suas ruas em 1984, o mesmo tendo ocorrido no ano seguinte.
A pista seria no centro da cidade, e estaria localizado exatamente no centro das ruas que abrigaram corridas de Grand Prix entre 1928 e 1930. O circuito do entreguerras era chamado de Tre Fontane, e o evento, de Premio Reale di Roma. Percorria, entre outras, a Via delle Tre Fontane, a Via Laurentina, Via di Acqua Acetosa di Ostiense, Via di Decima e a Via Ostiense, num total de 13 km.
O circuito dos anos 80 seria consideravelmente menor e mais sinuoso. Aliás, extremamente sinuoso, com poucas curvas de alta velocidade (se é que alguma) e uma área de box atípica: com uma curva no meio do pitlane e em um local diferente da linha de chegada.
O projeto de 1985 apresentava algumas poucas alterações de traçado em relação ao ano anterior, teria uma extensão maior e mais curvas de baixa velocidade.
A Fórmula 1, porém, se encontrava num período de revisão de seus critérios de escolha de sedes. Há pouco tempo, a categoria corria em pistas improvisadas e provisórias, como o Caesar’s Park em Las Vegas. Entretanto, após desastrosas ocorrências no GP de Dallas em 1984, no qual o asfalto se soltava do chão e um evento de apoio destruiu o circuito e obrigou o cancelamento do warm up, os organizadores da categoria decidiram exigir maior infra-estrutura das sedes das corridas. A elevação constante das exigências, por sinal, dura até o presente momento.
Ignora-se a nomenclatura que seria atribuída ao evento, se Grande Prêmio da Itália (substituindo Monza), de Roma ou da Europa – estas três, as hipóteses mais prováveis.
Nota: foi adiada, mas não esquecida. Nos próximos dois posts, mais histórias de Monza e do GP da Itália!
Tuesday, February 3, 2009
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