Mês passado, no domingo 25/9, estive em Maranello, sede da Ferrari, visitando seu museu. Achei que seria útil compartilhar algumas dicas e impressões neste espaço, e aí vão elas.
A primeira delas, aprendi da pior forma: evite ir no domingo. De Modena (onde o turista chega de trem) é preciso pegar um ônibus a Maranello, mas estes escasseiam e os horários de saída ficam mais esparsos. Por outro lado, em Modena, próximo à pista de jóquei (perto do terminal de ônibus), acontece uma feira de antiguidades todo último domingo do mês, que vale o passeio: moedas antigas, livros, objetos de decoração e revistas podem ser encontradas - adquiri, inclusive, duas "Quattroruote" dos anos 60.
O ônibus custa 5 euros (ida e volta) e o percurso leva em torno de meia hora. É possível comprar o bilhete com o motorista, e este lhe dirá quando descer - ou apenas siga o batalhão de turistas que fazem o mesmo percurso que você.
Dica importante: se possível, na ida, sente-se à direita do ônibus. Após uns 20 minutos, ao atravessar o viaduto, você terá uma vista impressionante do circuito de testes de Fiorano.
Descendo no ponto, vire na primeira esquina à direita, caminhe um pouco e, no meio de uma praça, você verá o Museo Ferrari.
Perto dele, há uma loja chamada Warm-up, ótima para comprar souvenirs após o passeio (fica aberta até as 19h). Há uma loja oficial lá dentro, mas tem preços altos e poucos itens - por exemplo, apenas um ou dois modelos de miniaturas 1:43.
A entrada do museu, que abre quase todos os dias do ano, custa 13 euros. Há visitas guiadas à fábrica e à pista de Fiorano em horários determinados e não muito caras - informe-se no site oficial.
Abaixo, um pouco do que encontrei por lá.
Uma 126CK (1981), de Gilles Villeneuve
Um modelo de protótipo-turismo 512M, dos anos 70
Uma vitrine com capacetes, macacões, luvas etc. de ex-pilotos. Aqui, de Gilles Villeneuve e Didier Pironi...
... mas também de Alesi, Prost e Mansell (canto inferior esquerdo). Este visto parcialmente à direita, pasmem, é de Gianni Morbidelli, datado de 1997, quando era piloto de testes do time
Uma réplica (mambembe) de um box da equipe em GPs. Também há a reprodução daqueles monitores montados no pit lane, de onde os chefes acompanham as corridas
Uma 375 do início dos anos 50 (todas as fotos dela saíram desfocadas, mal aê, leitores)
A sessão de carros de passeio não me inspira muito. Mas tá aí, pra registrar
Reproduções e dioramas são um capítulo à parte. Aqui, a primeira oficina da Ferrari, de 1934, ainda em Modena. Atrás dela (não é possível ver nesta foto) há uma instalação em tamanho real que reproduz o escritório de Enzo Ferrari (1898-1988) como ele o deixou antes de morrer
Também imperdíveis são as miniaturas de todos os F1 da marca
Uma sala contém maquetes de todas as instalações da equipe. A famosa Ferrari Enzo também está em exposição. Diversos motores, dos anos 50 até os dias de hoje, estão espalhados pelo espaço. No mais, há a sala dos campeões, com F1 mais atuais e outras relíquias, que virá em um post à parte.
Somos todos fãs, mas é evidente que o museu não é isento de problemas. A ausência de modelos dos anos 60, por exemplo, entristece.
Quer comprar um bom livro na saída? Desista. São todos caríssimos. Há livrarias em Milão mais completas, não hesite em adquiri-los lá.
A lanchonete do local quebra o galho. Além do mais, há uma televisão que passa os Grandes Prêmios, caso estejam ocorrendo.
Mais dicas e impressões em breve.
MUSEO FERRARI
Via Dino Ferrari, 43, 41053
Maranello, Modena, IT
COMO CHEGAR: é preciso ir primeiro a Modena, que fica 40km a oeste de Bolonha. Há trens constantes desta para lá, bem como um trem direto de Florença (informe-se aqui). Saindo da estação de Modena, vá reto e depois à direita, seguindo até o final da Viale Monte Kosica. Lá, há um terminal de ônibus de onde saem partidas regulares para Maranello. Informe-se também sobre horários de volta, especialmente aos domingos e feriados.
Wednesday, October 19, 2011
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