Tuesday, October 6, 2009

Cartazes - GP dos Estados Unidos 1974

Uma grande colaboração de Paulo Alexandre Teixeira, o homem por trás do Continental Circus, não me deixou passar em branco os 35 anos do bicampeonato de Emerson Fittipaldi - o que blogs mais competentes já devem ter abordado.

A imagem nos traz uma imensa Ferrari em primeiro plano seguida de perto por uma Shadow. O número 12 era usado por Lauda à época, mas o ilustrador recorreu à licença poética de representá-lo de capacete amarelo. O carro atrás designa Jean-Pierre Jarier.

A linha fina, abaixo do nome do GP, faz da peça um precioso documento histórico. O "Formula One for the World Championship of Drivers" remete a uma época em que Fórmula 1 (especificação de um carro de competição) e Campeonato Mundial de Pilotos eram conceitos distintos - a "Fórmula 1" só unificou ambos oficialmente em 1981.

O total de prêmios em dinheiro distribuído também é colocado: 300 mil dólares, o que na época era uma bolada. O GP em Watkins Glen era o que melhor remunerava os participantes. Nesta época, os chamados adiantamentos de participação (que os promotores pagavam para cada carro que alinhase, o valor variando de acordo com o talento e o valor da imagem de cada piloto ou time) e os prêmios por vitória ainda eram importantíssimas fontes de receita das equipes. Quando as receitas de royalties pela transmissão televisiva superaram de longe esta outra, Glen perdeu importância e seu lugar no calendário.

Um pouco do que sobrou daquele bucólico e simpático autódromo no estado de Nova York foram as imagens. O que nos leva ao ponto alto do cartaz: note como ele soube reproduzir bem a paleta de cores de um típico GP dos Estados Unidos da época, os tons de azul, verde e amarelo, até mesmo a torcida. Abaixo, para efeito de comparação, Andretti correndo com sua Parnelli em Watkins Glen, em 1974.



0 comments:

Post a Comment