O site Grande Prêmio deu a notícia ontem, de que Heinz-Harald Frentzen vai pendurar em definitivo seu capacete azul marinho com os característicos fusos concêntricos, nas cores da bandeira alemã. Mais uma respeitável carreira encontra seu ponto final.
Dos 43 anos de vida, Frentzen passou quase dez como piloto de Fórmula 1, o que nos remete à foto acima, do GP da Europa de 1994. Ele era tão-somente um estreante, mas o fotógrafo que captou esta imagem sabia que não estava clicando qualquer um - era um dos poucos seres humanos que podiam dizer que bateram Michael Schumacher com equipamento idêntico. Eles corriam juntos no mundial de marcas, pela Mercedes, na equipe de Peter Sauber. Sua relação com o conterrâneo mais célebre foi sempre marcada pela animosidade, e não apenas nas pistas - Corinna, a mulher de Schumacher, era a namorada de Frentzen quando eles se conheceram.
Por essas e outras que aquele carro preto, diziam, escondia uma grande promessa.
Promessa que se tornou realidade em 1997, mas não vingou: na poderosa Williams, sequer conseguiu fazer sombra a Jacques Villeneuve, venceu apenas uma corrida e fechou o ano desacreditado.
Só dois anos mais tarde, pôde provar seu valor. Foram duas vitórias, com a Jordan, na França e na Itália. A primeira veio como prova inegável de seu talento, na chuva, brigando com Mika Hakkinen e assumindo a liderança a menos de dez voltas do fim.
No turbulento GP da Europa daquele mesmo ano, largou da pole e liderou todas as 32 voltas que completou até o carro quebrar. No ano seguinte, o time irlandês começou a esboçar a sua rota descendente e Frentzen o acompanhou. Não foi mais capaz de se reerguer na categoria, exceto por alguns poucos momentos de brilho em 2003, seu último ano, de volta ao carro de Peter Sauber.
Frentzen assistiu a seu mais ferrenho rival superar todos os recordes enquanto ficava para trás. Mesmo com o abismo que separava os dois, seus raros encontros pouco deveram às disputas com carros protótipos do passado: que o diga quem viu a fechada de Schumacher ao sair dos boxes, no GP do Canadá de 98.
Tuesday, August 24, 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
0 comments:
Post a Comment