Saturday, August 7, 2010

Alain Prost, Spa-Francorchamps, 1983

Era a primeira vez que Spa recebia a Fórmula 1 desde 1970 e, por motivos de segurança, a largada havia sido recuada para antes de La Source, para que os pilotos não tivessem de encarar a Eau Rouge embolados.

No entanto, a linha de chegada permaneceu onde sempre havia estado. E foi lá que Alain Prost recebeu a bandeirada como vencedor do GP da Bélgica. Foi o último. Em 1984, a prova aconteceu em Zolder e, em 1985, alguém achou que uma volta de desaceleração de 7km era longa demais e os locais de saída e chegada voltaram a coincidir - lá atrás da Source. Assim os pilotos, devidamente orientados por uma linha de comissários, poderiam fazer um balão e entrar no pit lane pela saída, e ir de lá para o pódio rapidinho.

Mas Senna não quis assim. Acenando feliz pela segunda vitória na carreira, contornou os comissários e rumou colina abaixo para sua comemoração.

Ayrton venceu outras quatro vezes nas Ardenas e, nelas, procedeu de acordo com o protocolo. Até hoje ele se mantém inalterado, cruzam a linha de chegada, fazem o balão e entram pela saída do pit lane, não sem antes lambuzar os pneus para que o carro ganhe uns quilinhos antes da pesagem oficial.

Há algum tempo, construíram uma extensão do pit lane que vai além da Eau Rouge, mas não é mais usada pela Fórmula 1. Já que ela está lá, bem que poderiam dar a bandeira quadriculada no lugar antigo, não é mesmo?

0 comments:

Post a Comment