Tuesday, September 8, 2009

Dois anos!!

E assim se passaram dois anos desde que publiquei o primeiro post no Cadernos do Automobilismo. Com este aqui, eles totalizam 360. Em cada um deles, tentei contribuir um pouco com a discussão sobre esporte a motor, ou através de alguma informação, ou de uma análise, ou de um ponto de vista pouco explorado. Talvez não tenha obtido sucesso todas as vezes, mas não foi por falta de esforço.

É interessante ler hoje o
post inaugural desta página. É um texto um pouco amargo, que tenta estabelecer uma ruptura, uma diferença, uma afirmação. Como a maioria, acredito, dos que começam a blogar, estava bastante inseguro sobre qual direção seguir. Quando se começa a ser lido, tais caminhos começam a ser melhor delineados, mas o processo de aprendizagem se dá sempre por tentativa e erro. Encontrar um público, encontrar um tom, agendar assuntos, criar expectativa, criar parceiros de verdade, encontrar as fontes, nada disso acontece de uma hora para a outra.

Com o tempo, porém, creio ter aprendido bastante. Uma certa dose de autocrítica me impede de dizer que estou completamente satisfeito com o Cadernos, mas sinto ter superado algumas etapas e encontrado ao menos um ritmo adequado, um encadeamento.



Nada disso teria sido possível se não houvesse leitores atentos e críticos. Portanto, é como uma forma de agradecimento a estes que apresento algumas novidades (por enquanto, duas) do blog a partir de então. A primeira delas você já deve ter notado: um novo Header. Já há algum tempo estava insatisfeito com o anterior, pretendia repaginá-lo, dispor os elementos de uma outra forma... Só para descobrir que daria muito mais trabalho do que imaginei a princípio.

Descartada a ideia original, a solução foi partir para uma ideia mais simples e eficiente. Eis o resultado final. O texto foi inserido em Paint (Photoshop é grego para mim), daí alguns pixels pornográficos aparecerem assim, tão descaradamente. Permaneço fiel à fonte
Garamond, embora, talvez, não por muito tempo (aceito sugestões, urgente!). Mas minha preocupação principal ao mudar o Header foi deixá-lo mais funcional. Agora ele está menor, tanto na largura quanto na altura, o que torna mais visível, de imediato, o post mais recente. A opção pelo preto e branco faz com que ele grite menos, o que é importante numa página que publica textos longos. Deixar o conteúdo sobressair, e mesmo assim conceber uma identidade visual... Mais uma vez, não sei se posso dizer que fui bem sucedido.

A propósito dele, ainda: não, não digo a partir de qual fotografia ele foi criado. Ela possui copyright e adivinha, não é meu... Dessa forma, pretendo mudar as imagens do cabeçalho periodicamente.

Mas se você acha que vai sentir falta dos carrinhos que apareciam no canto superior direito da tela, não se preocupe: eles poderão ser vistos
aqui, no twitter do blog. E esta é a segunda surpresa. Pretendo com ele agregar muito mais conteúdo do que seria possível apenas com o blog, fazer o Cadernos respirar melhor.

E finalmente, olhando para a frente, dependendo das respostas recebidas, quem sabe não dá pra pensar mais alto? Enquetes, promoções, mais conteúdo... Por enquanto isso é só sonho. Apenas me dou ao direito de ficar contente em ser lido, por quem entende tudo de corridas, por quem quer entender mais, por quem não liga pra isso, mas está atrás de boas histórias. Pensando bem, o que mudou é perfumaria. Continuamos do mesmo jeito, no esforço de pensar (como disse no primeiro post) o automobilismo, de tratar as corridas como um fenômeno cultural, como um fato político e social, como algo que revele um pouco de nós para nós mesmos. Muito obrigado a você que chegou até aqui, e seja mais uma vez bem-vindo!





0 comments:

Post a Comment