Monday, September 7, 2009

O Giancarlo que Fisichella pretende ser


Uma enquete realizada pelo La Gazzetta dello Sport mostrou torcedores italianos bastante esperançosos com Fisichella para o próximo GP, muitos deles acreditando inclusive em vitória. Otimistas demais, os tifosi? Talvez. Mas o fato é que eles já viram isso antes.

Um italiano vencer na Itália em sua primeira corrida de Ferrari. Sim, já aconteceu. O piloto em questão era Giancarlo Baghetti. O ano, 1961. A prova, o GP de Siracusa, não válida para o campeonato mundial, disputada nas ruas da cidadezinha siciliana.

Há poucas explicações convincentes sobre por quê a Scuderia confiou seu único carro na prova a um estreante - a mais convincente delas, por Baghetti ser filho de um promissor empresário italiano. Logo nos treinos, a escolha se revelou certeira: foi o primeiro a baixar de 2 minutos o tempo da volta, e parecia que conseguiria a pole, até Dan Gurney cruzar a linha de chegada e a chuva começar a cair.

Na primeira passagem pelo grampo, Baghetti deixou passar o ponto de frenagem, caindo para sexto. Ao sexto giro de 56, era o líder. Ultrapassara nada menos que: Graham Hill, Jack Brabham, Innes Ireland, Jo Bonnier, John Surtees e Gurney. Como se pode ver na foto, porém, o norte-americano não deixou sua Porsche sair do raio de visão dos retrovisores da Ferrari. Na exata metade da prova, era o novo líder - para retornar ao segundo posto pouco depois.

A pista de Siracusa era entremeada por muros de ambos os lados na maior parte do percurso, tinha longas retas, algumas curvas muito rápidas e a corrida era longa. O jovem, inexperiente Baghetti finalmente perdeu a concentração e saiu da pista - após receber a bandeirada.

Mais de dois meses depois, venceria sua segunda corrida de Fórmula 1. Outra vez com a Ferrari, outra vez após segurar Gurney, em Reims, no GP da França, este sim válido para o mundial. Seria também sua última.

Siracusa perdeu gradualmente a importância ao longo dos anos 60, mas frequentemente era o palco de pequenos milagres envolvendo a Ferrari. O último deles, na última prova, em 1967, quando Ludovico Scarfiotti e Mike Parkes cruzaram a linha de chegada empatados - a única corrida que se tem notícia na qual duas Ferrari venceram.

0 comments:

Post a Comment