Monday, December 21, 2009

Cartazes – GP da Tchecoslováquia, 1949


O desenho do cartaz fala por si só. Em tcheco, mas fala. Em duas cores, o traço destaca a frente de um carro, deixando-o porém quase irreconhecível. A roda dianteira esquerda é desenhada por completo, numa atitude que lembra Rembrandt ou Cézanne. O piloto, lá atrás, confunde-se com a mancha do céu. A cidade ao fundo delimita o horizonte.

Parece uma foto em grande angular, clicada debaixo do carro.

A corrida em si merece algumas linhas. Foi disputada nas perigosas estradas ao redor de Brno, na Tchecoslováquia, em 20 voltas de 17,80 km, em setembro – a última prova importante daquele ano.

No grid, muitos pilotos locais e mesmo as maiores estrelas alinharam em carros particulares. Apenas a Gordini, das equipes oficiais, deu as caras.

O risco se manifestou desde o início: o piloto Václav Uher faleceu após acidente nos treinos, e Karel Vlasín não pôde correr porque bateu em um caminhão (?) antes da largada.

Ainda assim, 23 carros partiram. No grid, as Maserati dominaram as quatro primeiras posições, e duas delas marcaram a melhor volta da corrida (Bira e Graffenried, em 8m03s0). Mas aos poucos elas abandonaram até a liderança recair sobre Peter Whitehead, numa Ferrari, que venceu em 2h48min41s0. Mais da metade dos que largaram não correram até o fim, muitos deles devido a acidentes.

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