Monday, May 3, 2010

GP de Penya Rhin, Pedralbes, 1950

Já que semana passada comentei a respeito dos primeiros passos do automobilismo espanhol, achei oportuno compartilhar estas duas imagens de seu passado mais ou menos remoto.

O X GP de Penya Rhin foi a última prova de Fórmula 1 do calendário de 1950. Ocorrida em 19 de outubro, ela obviamente não fez parte do campeonato mundial. As Alfa Romeo optaram por não participar, de forma que as 50 voltas foram um passeio para as Ferrari. Três dos quatro carros 'works' de Maranello ocuparam as três posições do pódio: respectivamente Ascari e Serafini, no modelo 375, e Taruffi, em uma 125, duas voltas atrás de ambos.

É interessante perceber, na primeira foto, os meandros políticos do evento. Note que a placa anuncia o GP de "Peña Rhin". Mesmo sendo um evento catalão, ocorrido na cidade de Barcelona, é utilizada a grafia em espanhol/castelhano. O regime franquista era notório perseguidor de movimentos separatistas ou que sustentassem outra identidade nacional. Um sociólogo sabe que a melhor arma contra tais movimentos é suprimir a outra língua. (Anti-franquista e defensor da autodeterminação dos povos, este blog grafa o nome em catalão: Penya Rhin).

No ano seguinte, mais ou menos na mesma época e exatamente no mesmo lugar, era realizado o primeiro GP da Espanha a contar pontos para o mundial de Fórmula 1 - devidamente batizado de GP da Espanha.

0 comments:

Post a Comment