Há algum tempo não dou continuidade à seção 'Cartazes', por isso quero retomá-la com uma pequena raridade. As 12 Horas de Reims eram uma importantíssima competição anual nos anos 1950, época em que as provas de esporte-turismo rivalizavam em importância com os Grands Prix.
Em 1954, a Jaguar vingou sua derrota para as Ferrari em Le Mans (note, o evento era realizado poucas semanas após as célebres 24 Horas) e os British Racing Green ocuparam os três primeiros lugares, todos modelo D-type. A vitória coube à dupla Peter Whitehead e Ken Wharton, com Duncan Hamilton e Tony Rolt, segundos em Sarthe, repetindo a colocação.
Vale a pena mencionar os quartos colocados, Masten Gregory e Clemente Biondetti. Este seria logo forçado a abandonar as pistas para tratar de um câncer, que terminou por vencê-lo em 22 de fevereiro do ano seguinte.
O cartaz investe no clima noturno: de fato, muitas vezes, a largada (efetuada em sistema Le Mans) ocorria à noite. Ao fundo, a ponte Dunlop. Em meio à penumbra, é possível reconhecer um carro verde à frente, seguido de um vermelho e um prateado - respectivamente, Jaguar, Ferrari e Mercedes. A tragédia nas 24 Horas do ano seguinte cancelou a etapa, que retornaria em 56 e teria sua última realização em 1967.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
0 comments:
Post a Comment