Por André Luiz Rozaboni
A seguir, algumas curiosidades sobre resultados de corridas de Fórmula 1 em Estoril.
1984: último GP do ano, Prost (McLaren) lidera com Senna (Toleman) em segundo e Lauda (McLaren) logo atrás. O austríaco ultrapassa a ainda revelação brasileira, chega em segundo e é Campeão do Mundo pela terceira vez com uma vantagem de meio ponto sobre Prost, o vencedor da corrida.
1986: vitória do favorítissimo Mansell (Williams-Honda) mas o campeão daquele ano foi Alain Prost (McLaren) o segundo colocado naquela corrida.
1989: depois do polêmico acidente entre o já desclassificado Mansell e o afobado ou desinformado Senna já na McLaren , Berger, companheiro de Mansell vence a corrida. O Segundo colocado? Alain Prost.Campeão naquele ano.
1990: a prova começa com uma polêmica largada dos "colegas" ferraristas Mansell e Prost com o inglês jogando o companheiro contra o muro na reta. Os McLarens os ultrapassam e dominam o começo da prova com Senna liderando Berger. Porém, Mansell reage faz corrida fabulosa e vence, Prost é apenas terceiro e o segundo colocado é Ayrton Senna, que se consagraria bicampeão naquele ano.
1991: a equipe Williams faz uma trapalhada histórica na parada para troca de pneus de Nigel Mansell. Uma roda fica solta e se solta em plena saída do pit-lane. Um mecânico desesperado faz o encaixe da roda no local e o Leão volta a pista furioso, naquele estilo impar de pilotar. Na pista, faz melhores voltas consecutivas, chega à zona de pontuação mas é desclassificado pela direção de prova por causa do procedimento da equipe na recolocação da roda. Seu companheiro, o italiano Riccardo Patrese vence a prova. Senna fica em segundo e com o tricampeonato no final do ano.
1993: Michael Schumacher, da Benetton, conquista sua segunda vitória na carreira mas o segundo lugar de Alain Prost da Williams-Renault ofusca o resultado. Era a confirmação matemática da conquista do tetracampeonato do francês no mesmo fim de semana em que ele anunciara sua aposentadoria.
1995: David Coulthard da Williams-Renault vence pela primeira vez na Fórmula 1. Michael Schumacher faturaria o campeonato com sua Benetton-Renault. Naquela corrida, chegou em segundo lugar.
1996: Jacques Villeneuve vence pela última vez no ano e seu companheiro Damon Hill chega logo atrás em segundo. Sagra-se campeão daquele ano com uma vitória na derradeira prova seguinte no Japão.
Em 1991 e 1992, e de 1994 a 2000, o vencedor em Interlagos foi o campeão mundial da temporada. Nos GPs de Portugal, entretanto, a julgar pelas estatísticas, vencer não era assim tão desejável...
A seguir, algumas curiosidades sobre resultados de corridas de Fórmula 1 em Estoril.
1984: último GP do ano, Prost (McLaren) lidera com Senna (Toleman) em segundo e Lauda (McLaren) logo atrás. O austríaco ultrapassa a ainda revelação brasileira, chega em segundo e é Campeão do Mundo pela terceira vez com uma vantagem de meio ponto sobre Prost, o vencedor da corrida.
1986: vitória do favorítissimo Mansell (Williams-Honda) mas o campeão daquele ano foi Alain Prost (McLaren) o segundo colocado naquela corrida.
1989: depois do polêmico acidente entre o já desclassificado Mansell e o afobado ou desinformado Senna já na McLaren , Berger, companheiro de Mansell vence a corrida. O Segundo colocado? Alain Prost.Campeão naquele ano.
1990: a prova começa com uma polêmica largada dos "colegas" ferraristas Mansell e Prost com o inglês jogando o companheiro contra o muro na reta. Os McLarens os ultrapassam e dominam o começo da prova com Senna liderando Berger. Porém, Mansell reage faz corrida fabulosa e vence, Prost é apenas terceiro e o segundo colocado é Ayrton Senna, que se consagraria bicampeão naquele ano.
1991: a equipe Williams faz uma trapalhada histórica na parada para troca de pneus de Nigel Mansell. Uma roda fica solta e se solta em plena saída do pit-lane. Um mecânico desesperado faz o encaixe da roda no local e o Leão volta a pista furioso, naquele estilo impar de pilotar. Na pista, faz melhores voltas consecutivas, chega à zona de pontuação mas é desclassificado pela direção de prova por causa do procedimento da equipe na recolocação da roda. Seu companheiro, o italiano Riccardo Patrese vence a prova. Senna fica em segundo e com o tricampeonato no final do ano.
1993: Michael Schumacher, da Benetton, conquista sua segunda vitória na carreira mas o segundo lugar de Alain Prost da Williams-Renault ofusca o resultado. Era a confirmação matemática da conquista do tetracampeonato do francês no mesmo fim de semana em que ele anunciara sua aposentadoria.
1995: David Coulthard da Williams-Renault vence pela primeira vez na Fórmula 1. Michael Schumacher faturaria o campeonato com sua Benetton-Renault. Naquela corrida, chegou em segundo lugar.
1996: Jacques Villeneuve vence pela última vez no ano e seu companheiro Damon Hill chega logo atrás em segundo. Sagra-se campeão daquele ano com uma vitória na derradeira prova seguinte no Japão.
Em 1991 e 1992, e de 1994 a 2000, o vencedor em Interlagos foi o campeão mundial da temporada. Nos GPs de Portugal, entretanto, a julgar pelas estatísticas, vencer não era assim tão desejável...
0 comments:
Post a Comment