Por ser muito veloz, Monza é uma pista de características únicas no calendário atual da Fórmula 1. Mas nem sempre foi assim. Há 25 anos, por exemplo, ela sequer era a mais rápida do ano: Osterreichring e Silverstone alcançavam velocidades médias maiores ainda.
Jacarepaguá, Imola, Paul Ricard com sua enorme reta, Kyalami, a antiga Hockenheim... Não à toa os motores turbo apareceram e conquistaram a Fórmula 1 no exato momento em que as retas dos autódromos eram mais longas e abundantes e do que em qualquer outro período.
Isso mudou com a chegada de novos padrões de segurança e chatice. Pouco a pouco, estas mesmas retas foram cortadas com tesouras e chicanes, até não sobrar mais nenhum circuito com velocidades finais que beiravam o absurdo. Exceto Monza. Por isso, apesar da dificuldade de ultrapassagens, os GPs da Itália têm oferecido, senão corridas emocionantes, ao menos a chance de que carros não muito bem adaptados às outras pistas ao longo do ano possam brigar pela ponta.
Calhou de esta chance cair, hoje, nas mãos da Ferrari. Alonso largou na frente e chegou na frente. E desta vez sem que a Ferrari tenha dado ordens ridículas a seus pilotos.
Não foi, porém, um simples passeio no jardim de casa: Button e a McLaren tiveram a melhor sacada do fim de semana, a de usar os dutos de ar e as mesmas asas que foram colocadas em Spa-Francorchamps.
Com um carro melhor nas curvas, e melhor de largada, o inglês tomou a ponta no início e só a perdeu no pit stop para o espanhol, que fez o percurso inteiro grudado na caixa de câmbio de Woking.
De desempenho oscilante, espectadoras privilegiadas da velocidade dos carros da Red Bull, McLaren e Ferrari reviveram hoje o duelo mais recorrente dos últimos quinze anos, brigando palmo a palmo pela ponta. E o resultado final foi decidido justamente pela maneira mais típica desta década e meia: nos boxes. Em Monza, é difícil distinguir claramente o que é passado e o que é presente.
Sunday, September 12, 2010
GP da Itália 2010 - Desta vez não foi ridículo
Labels:
Fernando Alonso,
Ferrari,
GP da Itália,
Monza
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
0 comments:
Post a Comment